27 de maio de 2018

Cirurgia do abdômen – Feminino

O que é a Abdominoplastia?

A abdominoplastia ou cirurgia plástica do abdome é o método em que se retira a gordura e a pele que está em excesso e, na maioria dos casos, repara os músculos enfraquecidos ou afastados, criando um contorno abdominal menor com cintura definida e contornos mais suaves e tonificados.

Indicada para mulheres em bom estado de saúde com peso controlado nos últimos 6 meses, porém com excesso de gordura e pele, além de flacidez abdominal. Os melhores candidatos são pacientes após grandes perdas de peso, gestações e com alterações da anatomia abdominal.

Essa cirurgia não é um substituto à perda de peso ou a um plano apropriado de exercício físico. Ademais, a abdominoplastia não elimina estrias, porém elas podem ser removidas ou melhoradas levemente se estiverem centradas em áreas de pele extra que será retirada, normalmente localizadas nas áreas abaixo do umbigo.

Embora os resultados desse procedimento sejam tecnicamente permanentes, manter seu bom resultado dependerá de bons hábitos onde se evitem as oscilações no peso. Por isto as pessoas que planejam ter uma perca de peso substancial ou mulheres que desejam engravidar são aconselhadas a postergar a cirurgia.

Esta cirurgia pode ser realizada após 6 meses do trabalho de parto, ou de outras cirurgias.

Toda intervenção cirúrgica tem riscos, mas podem ser minimizados sempre e quando o paciente seja honesto na consulta e forneça as informações sobre eventuais problemas de saúde, uso de medicações, fumo, problemas anestésicos anteriores. Além de realizar todos os exames pré-operatórios e consulta pré-anestésica como orientado.

Dentro dos riscos da abdominoplastia estão: cicatrizes desfavoráveis, roxidão (hematoma), infecção, acúmulo de líquido (seroma), necrose da pele, dormência ou demais alterações de sensibilidade da pele, despigmentação da pele, assimetria, deiscência (reabertura de uma ferida previamente fechada), até trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares. Nossa equipe cuidará de você para reduzir estes riscos e orientará os cuidados necessários para obter o melhor resultado na sua cirurgia e assim retomar a suas atividades o mais breve possível.

Na sua consulta receberá as orientações dos cuidados pré-operatório, hospitalar e pós-operatório imediato e tardio. Acreditamos que um paciente bem informado será mais cuidadoso e apresentará uma recuperação mais rápida.

• Marcação de pele a retirar na abdominoplastia